
Queimadas alem de ser um assunto muito serio e muito preocupante, pois só servem para destruir a natureza e assim o mundo.
Normalmente acontece em áreas secas, tem muitos lugares que não chove muito, por exemplo, palmas, quando eu fui para palmas em alguns lugares que eu passava havia fogo. Fogo pode se criar com: raios e reflexões de vidros normalmente ocorrem sobre uma área de vegetação seca, provocando grandes incêndios em qualquer das vegetações.
No ano de 2005, na segunda quinzena do mês de julho foram vistos vários incêndios em diferentes áreas do Pantanal, como um localizado no município de Corumbá queimando mais de 500 hectares. Pouco mais de 50 km daquela queimada havia outro foco e, assim foram vistos vários focos de Corumbá a Miranda, num só dia. Só que não acontece só e palmas e no pantanal você sabia que: Só agora a ciência começa a ter elementos para ver que as queimadas, principal fonte de aerossóis durante a estiagem na região Norte, perturbam o clima e a vegetação de formas ainda mais sutis e perversas. Ao desencadear uma cascata de eventos físico-químicos poucos quilômetros acima da floresta, a espantosa concentração de aerossóis na Amazônia no auge da estação do fogo - com picos de 30 mil partículas por centímetro cúbico de ar, uma taxa cerca de 100 vezes maior do que a verificada na poluída cidade de São Paulo em pleno inverno - altera o ambiente imediatamente abaixo da nuvem de fumaça: reduz em média um quinto da luz solar que incide sobre o solo, tem potencial para esfriar a superfície em até 2º Celsius e diminuir de 15% a 30% as chuvas na região.
Nenhum comentário:
Postar um comentário